terça-feira, 26 de maio de 2009

Início de um sonho possível...

Hoje dou uma pausa nos estudos sobre as acrobacias aéreas, minha outra paixão, não menos cara que esta sobre a qual vou falar agora: o espetáculo “pré (s)Sente”.
Sua concepção começou em agosto de 2008, a partir da minha inquietação em saber como Zeca Baleiro escreve coisas tão profundas que mexem com os sujeitos de uma tal forma...eu diria arrebatadoramente, se é que esta palavra existe.
A paixão por Zeca... Sim, é isso mesmo. A paixão por Zeca (pois acredito que a verdade dele está nas próprias composições, e se amo as composições é porque também o amo) sempre existiu. Sempre o ouvi... Mas neste mês em especial, a falta que a dança me fazia criou tal vazio em mim que só pode ser preenchido parcialmente ao ouvi-lo. Suas palavras e sua voz me consolavam... Então naquele momento tão peculiar decidi juntar duas coisas que adorava: ouvir Zeca e dançar.
Fiquei matutando como faria isso. Eu estava só, sem companheiros para dançar, longe dos antigos companheiros e sem muito tempo. Resolvi dar tempo ao tempo e amadurecer os pensamentos em relação à produção. Comecei, com calma, a coletar material (audio e letras), e estudá-los: cantar, interpretar as letras, experimentar... Ainda solitária.
Em novembro do mesmo ano anunciaram o show de Zeca (me lembro como se fosse hoje). Ao olhar a propaganda, imediatamente pensei em ir. Enfim chegou o dia 27 de dezembro (dia do show) e ainda sem acompanhante algum, fui. Durante a espera para começar o show fiquei refletindo sobre as idéias que tinha acerca da empreitada até o momento em que anunciaram o início do show. Momento ímpar. Os muitos minutos que se sucederam são momentos que não há palavra que descreva.
Ao ir pra casa decidi-me que apesar dos pesares era a hora de colocar o projeto em prática. Assim nos primeiros dias de janeiro de 2009 comecei a escrever de fato o projeto “pré (s)Sente”.
Ao dia 3 de fevereiro, marquei uma reunião com os colegas de profissão mais próximos para fazer o convite formal para compor o elenco. De todos, hoje conto com a honrosa presença de: Denise dos Anjos, Donny dos Santos, Lana Gabriela, Milena de Oliveira e Nathália Soares.
Dois dias depois já estávamos iniciando o processo criativo do espetáculo. Neste mês, ensaiávamos seis dias por semana e assim o construímos. Até a estréia, 5 de Abril, dia em que, a agora denominada Companhia, completaria dois meses de existência, foram dois meses de dedicação e empenho (ensaios de segunda a sábado) para a construção deste mais que desejado espetáculo.
Não contamos com apoio externo nenhum para produzi-lo: nós mesmos, os amigos e os familiares, fizemos tudo. Hoje ele está pronto mais ainda não está no ponto. Mas deixaremos-no...

2 comentários:

  1. Te enxergava, em certos momentos, como louca! Visto que subitamente quer transformar desejos em realidade concreta, além de envolver tantos outros nisso meio que sem muita opção. No entento é bonito ver este primeiro passo escrito, como a certidão de nascimento da Cia; ou como a representação de um ato sexual que irá gerar uma vida.
    Obrigado, sempre obrigado!

    ResponderExcluir